Celebração do Patrocínio da Virgem Maria à Ordem dos Pregadores

Como família de filhos e filhas de Deus e de Domingos, celebramos a intercessão da Virgem Maria junto a nós. Quando recorremos à Mãe Santíssima, lembro-me da belíssima liturgia da Sexta-Feira Santa da Paixão do Senhor, especificamente do Evangelho de São João, em que Cristo nos dá sua mãe e não nos deixa órfãos de suas intercessões.

“A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz. Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: «Mulher, eis aí o seu filho.» Depois disse ao discípulo: «Eis aí a sua mãe.» E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.”
Jo 19, 23-24

Além disso, também celebramos a lenda do sonho de São Domingos:

Viu, então, frades e irmãs de todas as Ordens Religiosas, mas não viu nenhum da sua Ordem e, por isso, entristeceu-se.

Jesus pergunta-lhe:

– Que tens Domingos?

Ele respondeu:

– Estou triste porque vejo tantos irmãos e irmãs de tantas Ordens e não vejo um só da minha!

Jesus responde-lhe:

– Não te inquietes!

Fez um gesto a sua Mãe e esta abriu-lhe o manto. Jesus continuou:

– Não te inquietes! Os teus filhos, entreguei-os ao cuidado de minha Mãe.

Então, debaixo do seu manto estavam todos os filhos e filhas de Domingos.”

Diante desses fatos, percebemos a conexão e importância do amparo da Mãe do Salvador para nós, dominicanos, e a importância central de Cristo. Como bem sabemos, nossa espiritualidade é cristã antes de ser dominicana, e está ligada a Ele. Possamos ter nossos olhos fixos em Cristo e devoção no coração à Virgem Maria, e não deixemos de recorrer a eles em momentos de aflição, alegria, angústia e vitória.

Que a Virgem do Rosário interceda por nós para que tenhamos corações puros e mãos limpas para o serviço e anúncio do Ressuscitado. E que nosso pai apostólico Domingos também possa nos auxiliar.

Tomada de hábito dos noviços dominicanos. Foto tirada na igreja de Uberaba-MG em 2021, quando sete jovens noviços receberam o hábito dominicano.

Façamos juntos a Oração:

“Ó Deus, que sob o Patrocínio especial da Bem-Aventurada Virgem Maria, quisestes que fosse instituído para a salvação das almas a Ordem de Pregadores, e que fosse cumulada dos seus perpétuos benefícios, concedei-nos que celebrando hoje a sua memória, com o socorro da sua proteção, cheguemos à glória celeste.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor.”

Amém

08 de maio de 2023
Festa do Patrocínio da Virgem Maria a Ordem dos Pregadores

Ana Beatriz Menezes, OP.

Fontes:
Foto 1: Francisco de Zurbarán, Public domain, via Wikimedia Commons https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bellas_Artes_Sevilla.jpg
Foto 2: Página “Vocacional Frades Dominicanos” no Facebook, link: https://www.facebook.com/dominicanosbr/posts/pfbid0h7755JYM7hTFHZCdDBtemUy1ZMPqqyUrjeA3Eb4PWradcq3cGB2ZjnZZD7d8PTubl
https://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PXO.HTM
http://omniumservus.blogspot.com/2017/05/o-trono-da-sabedoria.html
http://vitaefratrumordinispraedicatorum.blogspot.com/2009/05/festa-do-patrocinio-da-virgem-maria.html
http://retalhosdavidadeumpadre.blogspot.com/2012/05/nossa-senhora-padroeira-da-ordem-dos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress