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Seminário Online: Karl Rahner e a teologia antropocêntrica – Profa. Doutoranda Patricia Palazzo Tsai

Karl Rahner nasceu em Março de 1904, em Friburgo, na Alemanha, o quarto de sete filhos. Seu pai era professor e sua mãe vivia em tempo integral na educação de seus filhos e, conforme as biografias disponíveis sobre Rahner, inspirou nele grande fé e desejo de estudar e se aprofundar no catolicismo.

Aos 18 anos de idade, em 1922, o jovem Karl inicia seu noviciado na Companhia de Jesus, logo após ter se formado na escola, tendo tomado os votos em 1924, em Pullach, ficando ali até 1928 para sua formação em filosofia. De 1929 a 1932 se dedicou aos estudos teológicos em Valkenburg, na Holanda, tendo sido ordenado sacerdote no mesmo ano de 1932.

De 1932 a 1936 se dedica ao mestrado em Friburgo, tendo como orientador Martin Honecker, tendo conhecido o filósofo Martin Heidegger. E em 1936 conclui o doutorado em um único ano, tendo escrito sua tese sobre a origem da Igreja no lado ferido de Cristo.

Rahner se inspirava muito em Inácio de Loyola quando iniciou seu noviciado, e mais adiante pelos filósofos Immanuel Kant e Martin Heidegger e pelos teólogos S. Tomás de Aquino e os jesuítas Joseph Maréchal e Pierre Rousselot (ambos tomistas).

S. Tomás de Aquino

Em 1938, com o nazismo se tornando cada vez mais potente, Rahner teve de buscar exílio em Viena, diante do fechamento da faculdade de teologia. O regime nazista na Alemanha além de implementar campos de concentração e políticas de extermínio, também promoveu o fechamento de igrejas e inclusive executou incontáveis padres, freiras, leigos e leigas católicos.

Rahner escreveu diversos livros, tanto de filosofia, quanto de teologia, tendo chamado a atenção de teólogos de grande renome, o que lhe rendeu em 1960 a sua nomeação como consultor da comissão preparatória De sacramentis, para a realização do Concílio Vaticano II. Por sua grande capacidade foi escolhido pelo próprio Papa João XXIII como um dos 195 peritos conciliares.

Concílio Vaticano II

Além disso, Rahner foi um dos principais e mais importantes teólogos para o Concílio, recebendo reconhecimento e um agradecimento do Papa Paulo VI. Antes do término do Concílio Vaticano II, fundou uma revista juntamente com Edward Schillebeeckx, Yves Congar, Hans Küng, Johann Baptist Metz, Paul Brand e outros, revista essa que até os dias de hoje é publicada – Concilium.

Concilium 2022 - Founders’ Memorial Issue

No primeiro número da revista há um artigo escrito pelo futuro Papa Bento XVI, Joseph Ratzinger. Na mais recente edição, datada de abril deste ano, foi realizada uma comemoração em memória dos fundadores, com artigos selecionados de cada um.

Rahner possui lista de publicações extensa, e por essa razão vamos apontar algumas de suas obras, que podem ser encontradas em português: Curso Fundamental da Fé e O Cristão do Futuro.

Porém, infelizmente as demais obras de Rahner não vieram a ser traduzidas ao português, tais como Hörer des Wortes (O Ouvinte das Palavras), Geist in Welt (Espírito no Mundo), Maria, Mutter des Herrn (Maria, Mãe de Deus), Zur Theologie des Todes (Sobre a Teologia da Morte) e Schriften zur Theologie (Escritos sobre Teologia) de 8 volumes.

A teologia de Rahner traz uma visão importante sobre um aggiornamento, uma atualização da Igreja para acompanhar o mundo em constante mudança, sem sair de suas bases, mas sem se perder em um tempo que não mais é o de outrora. É a abertura de janelas para que o sopro de ar possa entrar, o sopro de ruah (pneuma, em grego, se referindo ao Espírito Santo).

E esse sopro divino também é importante para compreender a teologia trinitária de Rahner, com a sua perspectiva antropocêntrica, além das suas contribuições no tocante a uma teologia sobre a morte.

Rahner, em seu Espírito no Mundo afirma o seguinte (1994, p. 406)[1]:

Assim, o homem encontra a si mesmo quando está no mundo e quando pergunta sobre Deus; e quando ele pergunta sobre sua essência, ele sempre se encontra já no mundo e em direção a Deus. Ele é ambas as coisas de uma só vez, e não pode ser um sem o outro.

Seres humanos se encontram exilados no mundo, mas já estão além dele ao mesmo tempo, e é justamente por esse duplo pertencimento – ambivalência – que para Rahner o homem não pode ser apenas um ser do mundo, limitado pelo material e pelos sentidos, mas sempre é ambos do mundo e do que está além do mundo.

Karl Rahner faleceu em 1984, aos 80 anos de idade, tendo deixado um legado de mais de 4.000 textos escritos. Apesar de não ser bem conhecido no Brasil, Rahner é um teólogo de peso, com importantes contribuições que poderão enriquecer ainda mais os estudos teológicos em nosso país.

Referências

CONCÍLIO VATICANO II. Lumen gentium. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1964.

KENNEDY, Philip. Twentieth-Century Theologians: A New Introduction to Modern Christian Thought. I. B. Tauris, 2010.

MONDIN, Batista. Os grandes teólogos do século vinte. Tradução José Fernandes, São Paulo, Edições Paulinas, 1979.

RAHNER, Karl. Spirit in the World (Trad. William Dych, S.J.). New York: Continuum, 1994.

VORGRIMLER, Herbert. Understanding Karl Rahner: An Introduction to His Life and Thought. New York: Crossroad, 1986.

Para saber mais sobre Karl Rahner convidamos todos para ver a apresentação do seminário da Profa. Patricia Palazzo Tsai, acesse:

Este vídeo faz parte de uma série de apresentações no Seminário Online: Os Principais Teólogos do Catolicismo, para ver a programação completa acesse: https://didymus.org.br/seminario-os-principais-teologos-contemporaneos-do-catolicismo/

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