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Garrigou Lagrange e a Teologia Tomista Tradicional

Nascido em Auch (França) em 1877, Garrigou Lagrange possui uma exemplar trajetória de estudos, chegou a iniciar o curso de medicina, mas foi chamado em 1987 quando ingressa na Ordem Dominicana e inicia seus estudos teológicos. Em 1902 é ordenado sacerdote e passa por diversos cursos de aperfeiçoamento teológico, logo em 1905 passa a lecionar e ao mesmo tempo se aprofundar no pensamento de São Tomás e da escola tomista, tendo comentado todas as partes da Suma Teológica.

Garrigou Lagrange

Em 1909 publica uma obra de grande destaque no meio filosófico, Les sens commun et la philosophie de l’êtere. Nos anos seguintes, segue ensinando diversas disciplinas e funda junto a outros intelectuais um grupo de estudos de São Tomás e São João da Cruz. Este grupo chegou a contar com 150 pessoas. Em 1923 publica Perfection chrétienne et contemplation selon saint Thomas d’Aquin et saint Jean de la Croix, obra responsável por colocá-lo entre os grandes mestres da vida espiritual de seu tempo. Padre Garrigou Lagrange dedica muito tempo aos exercícios espirituais, e é muito requisitado como diretor espiritual.

Em 1955, é nomeado consultor do Santo Ofício, mesmo com idade avançada e saúde debilitada, ele se empenha em executar da melhor forma suas tarefas. Contudo, em 1960, sua saúde piora e ele precisa abandonar o cargo. Quando o Papa João XXIII convocou o Concilio, nomeou o Padre Garrigou Lagrange como conselheiro, mas este negou a posição devido a sua saúde, mas disse que dedicaria seu sofrimento ao bom êxito do Concilio.

Garrigou Lagrange escrevendo

Quando falamos das obras do Padre Garrigou Lagrange, somos surpreendidos pela extensa produção, donde contam 722 escritos. Desta maneira, as principais obras são agrupadas em três grandes blocos: filosóficos, teológicos e ascéticos.

Obras filosóficas: Le sens commun, la philosophie de l’être et les formules dogmatiques (Beauchesne, Paris, 1909); Dieu) son existence et sa nature (Beauchesne, Paris, 1914); Le réalisme du príncipe de finalité (Desdée de Brouwer, Paris, 1932); Le sens du mystere et le clair-obscur intellectuel (Desclée de Brouwer, Paris, 1934); La synthese thomiste (Desclée de Brouwer, Paris, 1946).

Obras teológicas: Le sauveur et son amour pour naus (Du Cerf, Juvisy, 1933); La prédestination des saints et la grâce. Doctrine de S. Thomas comparée aux autres systemes théologiques (Desclée de Brouwer, Paris, 1936); La synthese thomiste (Desclée de Brouwer; Paris, 1946); De Revelatione per Ecclesiam catholicam proposita (Ferrari-Gabala, Roma-Paris, 1918); De Deo Uno. Commentarium in primam partem S. Tomae (Desclée de Brouwer, Paris, 1938); De Deo trino et creatore (Marietti-Desclée, Turim-Paris, 1943); De Christo Salvatore ( Marietti-Desclée, Turim-Paris, 1945); De gratia (Berrutti, Turim, 194 6); De virtutibus theologicis (Berrutti, Turim, 1948); De beatitudine et de actibus humanis (Berrutti, Turim, 1951).

Obras ascéticas: Perfection chrétienne selon St. Thomas et St. Jean de la Croix (Ed. de La Vie Spirituelle, Saint-Maximim, 1923); L’amour de Dieu et la croix de Jésus (Du Cerf, Juvisy, 1929); La providence et la confiance en Dieu: fidelité et abandon ( Desclée de Brouwer, Paris, 1932); Les trais conversions et les trais voies (Du Cerf, Juvisy, 1933); Les trois áges de la vie intérieure (Du Cerf, Paris, 1938); L’eternelle vie et la profondeur de l’âme ( Desclée de Brouwer, Paris, 1950); De sanctificatione sacerdotis secundum nostri temporis exigentias (Angelicum, Roma, 1946); De unione sacerdotis cum Christo sacerdote et victima (Marietti, Tu rim-Roma, 1948).

Não exaurindo o tema, mas como forma de resumir o pensamento nucleico do Padre Garrigou Lagrange, Modin explica:

“Demonstrada a existência de Deus, Garrigou Lagrange enfrenta o problema de sua natureza. Sua cognoscibilidade é baseada na doutrina da analogia. Quanto aos atributos, aquilo que, segundo Garrigou, melhor a caracteriza e a distingue mais claramente das criaturas, é a identidade do ser com a essência. De fato, tal identidade só é encontrada em Deus. Em todas as criaturas, essência e se r são realmente distintos. Por isso, conclui o nosso autor, “a verdade fundamental da filosofia cristã é que em Deus a essência e a existência são idênticas, ao passo que nas criaturas são realmente distintas”.

É esse, em síntese, o pensamento filosófico de Garrigou Lagrange, um pensamento rigorosamente fiel ao de são Tomás e exemplar pela profundidade especulativa. É o mais perfeito modelo do tomismo no início do século, ou seja, de um tomismo que se ressente fortemente da atitude crítica, razão pela qual preocupa-se mais com o primado epistemológico do que ontológico do ser; de um tomismo que ainda não tem plena consciência do valor supremo que o princípio do ser-perfeição-absoluta possui na filosofia de são Tomás; de um tomismo que ainda se encontra um pouco fechado, que permanece estranho a alguns dos problemas mais atuais da filosofia, como os da filosofia da ciência, da filosofia da arte, da filosofia da linguagem e da filosofia da história (MONDIN, 1979, p34-35).

Desta forma, o pensamento do Padre Garrigou Lagrange expressa a escolástica tradicional e faz parte do contra movimento de libertar a Igreja Católica do escolasticismo em detrimento da filosofia moderna. Neste contexto, passa a destacar a validade da filosofia tomista, resultando na condenação da “nova teologia”. Assim, para compreender os desenvolvimentos da teologia recente, faz-se necessário compreender este pensamento que predominou por grande parte da época contemporânea.

Biografia:

MONDIN, Batista. Os grandes teólogos do século vinte. Tradução José Fernandes, São Paulo, Edições Paulinas, 1979.

Nirvana França, estudante de teologia metodista, bacharel em direito, mestra em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, onde atualmente cursa o doutorado em Ciências da Religião.

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