MENU

Seminário Online: Teilhard de Chardin e o evolucionismo cristocêntrico

Já pensou em um Padre pesquisador naturalista cuja intenção de vida era levar os cientistas à fé? Ele foi o Pierre Teilhard de Chardin, que dedicou sua vida a estas duas áreas.

Nascido em 1888 no castelo de Sarcenat, em Auvergne (França) teve seu pai como seu primeiro educador, um humanista que escolhia cuidadosamente a leitura de seus onze filhos. Tendo transmitido para Pierre sua instrução espiritual, também o orientou quanto ao gosto pela pesquisa naturalista. Estudou em colégio jesuíta e aos dezoito anos ingressou como noviço na Companhia de Jesus. Ao cursar teologia em Hastings pode cultivar seus talentos científicos, “o jovem estudioso examinava cientificamente os fatos religiosos, esforçando-se, ao mesmo tempo, por compreender religiosamente os fatos científicos”.

Ordenado sacerdote em 1911, mas tendo que interromper seus estudos em 1914 em decorrência da primeira guerra mundial. Ao ser convocado para prestar serviços para o exército, iniciava-se a experiência que influenciou a sua maturação espiritual e intelectual. Após participação em notáveis pesquisas e ensino na área científica, desenvolveu escritos com o tema de uma nova visão cósmica baseada na ideia da evolução. Suas duas principais obras trabalham a especulação e a prática das consequências religiosas desta visão, como veremos neste Seminário.

Este vídeo faz parte de uma série de apresentações no Seminário Online: Os Principais Teólogos do Catolicismo, para ver a programação completa acesse: https://didymus.org.br/seminario-os-principais-teologos-contemporaneos-do-catolicismo/
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress